PERIODONTIA

A Periodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecido que protegem e sustentam os dentes dentro da boca ( gengiva, osso).

As doenças periodontais mais comuns são a gengivite (inflamação na gengiva) e a periodontite (inflamação associada a perda óssea)

O sinal mais caracteristico da doença periodontal é o sangramento. Outros sinais como: alteração na posição dos dentes, mobilidade dental, retrações na gengiva, inchaço gengival, retenção de alimentos.

A saúde periodontal é fator importantissimo para manutenção da saúde como um todo, é o segundo mais problema de saúde bucal do país.O não tratamento da doença periodontal pode gerar sensibilidade, abcessos, infecções, perda dentária, ou seja, alterações na estética do sorriso, na mastigação. E inúmeras infecções sistêmicas estão associadas a doença periodontal, como infecções cardíacas, renais, diabetes; muitos estudos apontam relações diretas  entre doença periodontal e abortos no primeiro trimestre de gestação e ainda nascimento de bebês prematuros e de baixo peso.

O tratamento periodontal consiste de raspagens e profilaxias, orientação de higiene oral, consultas de reavaliação, cirurgias ( se necessário)

A Periodontia não está relacionada somente ao tratamento de doenças, também cuida da estética e harmonia do sorriso, através de alinhamento e nivelamento gengival, cirurgias para restabelecimento da linha do sorriso, recobrimento de recessões gengivais (plásticas gengivais)