PRÓTESES E REABILITAÇÃO ESTÉTICA E FUNCIONAL

Reabilitar significa tornar novamente hábil, viável e útil algo que estava prejudicado. Em odontologia, a Reabilitação Estética e Funcional é uma atuação multidisciplinar, envolvendo várias especialidades, para restabelecer função (mastigação, fala, respiração), estética e saúde. 

Cada caso requer procedimentos específicos, determinando um planejamento complexo que pode incluir ortodontia, endodontia, exodontia, periodontia, restaurações, próteses fixas, próteses removíveis, próteses totais, implantes. O processo busca reconstruir a engrenagem anatômica dos dentes, de acordo com as interrelações das estruturas envolvidas (dentes, gengivas, ossos, músculos, sistema nervoso e articulações). 

Normalmente envolve consultas de longa duração, com um variável tempo total de tratamento. O atendimento pode ser realizado por mais de um profissional trabalhando de forma integrada para que as necessidades do paciente sejam totalmente atingidas. 

Após o término do processo, é indispensável o acompanhamento periódico para manutenção, além de atenção e cuidados diários por parte do paciente, com bons hábitos e higiene bucal cuidadosa.