TRATAMENTO DO RONCO E APNÉIA

(SAHOS – Síndrome da Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono)

 

Ronco e Apnéia são transtornos que trazem diminuição de qualidade de vida e riscos à saúde. O barulho do ronco é resultante da dificuldade da passagem de ar pelas vias aéreas superiores.

Existem vários tipos de Distúrbios do Sono e é importante que o dentista saiba identificá-los e reconhecer a propensão do paciente a eles. O Bruxismo e os Distúrbios Respiratórios, como Ronco e SAHOS, são exemplos bem conhecidos.

O tratamento de cada um deles depende da gravidade dos sintomas, das complicações clínicas e das causas dos bloqueios das vias aéreas. Com base no diagnóstico realizado pela equipe multidisciplinar, onde o cirurgião dentista atua diretamente, e no laudo do Exame de Polissonografia, o protocolo de tratamento é estabelecido.

Os Aparelhos Intra-Orais (AIO) são uma ótima alternativa para o tratamento de Ronco e SAHOS, devido ao seu custo reduzido e relativo maior conforto de uso em comparação aos outros métodos de tratamento, como CPAP (Continuous Positive Airway Pressure), ou cirurgia.